logotype
deco

"Como treinar sua mãe a não dormir a noite inteira"
Relato de um bebê
.

Prezados Companheiros Bebês:

Faz 5 meses que cheguei nesta casa.
Os primeiros meses foram incríveis: eu chorava, minha mamãe me tirava do berço e me dava de mamar, a qualquer hora da madugrada. Mas as coisas estão mudando. Nas últimas semanas minha mamãe tem tentado dormir a noite inteira. Eu pensei que era apenas uma fase, mas só está piorando.

Conversei com outros bebês e parece que isso é bastante comum. As mães, depois de uns cinco, seis meses sem dormir a noite inteira, começam com esse negócio de voltar a dormir. Elas não percebem, que na verdade, não precisam dormir: este é apenas um péssimo hábito. Muitas delas já dormiram noites inteiras por mais de 30 anos! Como minha mãe vem insistindo cada vez mais nesse hábito, não me restou outra alternativa a não ser treiná-la para ficar acordada a noite inteira. Aqui explico resumidamente, caso vocês queiram colocar em prática com a mãe de vocês também.

Noite 1: chore a cada 3 horas até ela tirar você do berço e dar de mamar. Eu sei, dá a maior pena ver sua mãe chateada porque você está chorando. Mas tente se lembrar que é para o próprio bem dela. Ela está aprendendo.

Noite 2: diminua os intervalos e chore a cada duas horas, até ela tirar você do berço e dar de mamar.

Noite 3: chore a cada hora.

A maioria das mães já começa a apresentar melhoras depois de três noites de treinamento. Algumas, contudo, podem resistir mais às mudanças. Elas podem querer, em vez de te levantar do berço logo, ficar ali do seu lado, fazendo carinho e cantando musiquinha por horas. Não desista! A chave do sucesso é ser conseqüente. As mães aprendem se você se mantiver firme nas suas atitudes. Se você deixar ela dormir a noite inteira uma vez, ela vai querer dormir a noite inteira sempre. Sei que parte o coração ver sua mamãe triste, mas lembre-se: ela esta apenas resistindo às mudanças.

Se a sua a mãe é muito durona, você pode tentar, por exemplo, parar de chorar por 10 minutos, deixar ela se deitar novamente e então voltar a chorar, repetindo esse procedimento algumas vezes. Em algum momento ela desiste. Uma vez minha mãe ficou quase 20 horas acordada, confie em mim, elas conseguem.

Na noite passada, por exemplo, eu chorei a cada hora. Qualquer motivo era suficiente: muito frio, muito calor, o cobertor me pinicava, arrotei e não gostei do gosto. Enfim, não importa o motivo que você arrume para chorar, o importante é ser persistente e não desistir no meio do treinamento. Demorou um pouco, mas funcionou. As quatro da manhã, ela me levantou do berço e deu de mamar. Amanhã meu objetivo é 3.30 da manhã.

Pode ser que a sua mãe chame reforços e mande o papai pa ra o seu quarto. Não se preocupe, os pais não estão programados para dormir tão pouco como as mães, eles vão fazer uns 10, 15 minutos de carinho mas logo irão desistir e chamarão a mamãe de volta.

Ah... e muito importante: não se deixe enganar por aquelas coisas de látex que colocam na sua boca! Você pode sugar aquela coisa por horas, mas não sai leite dali!

Eu acredito que estou na caminho certo na educação da mamãe e sei que com paciência e amor, em algum momento ela aprenderá que não precisa dormir a noite inteira.

Abraços,

Baby